top of page

Cinechance digital curso grátis

Atenção este projeto está sujeito as questões da pandemia. A datas são apenas para fins de projeto. Alguns detalhes ainda dependem de aprovações da secretaria de cultura e educação sobre o projeto e escola da Aldir Blanc. Desta forma o projeto poderá ser completamente digital.

CINECHANCE  “OFICINAS DIGITAIS”

Ementas do curso digital (Após modificação para evento online).


Nesse curso, você vai conhecer como contar histórias através dos elementos áudio visuais, ou seja, vai ter uma introdução de como pensa um produtor e um diretor de cinema e a explorar a narrativa através dos equipamentos, iluminação, movimentos, planos, enquadramento, etc. Também vai ter a chance de uma tutoria pessoal para produzir uma filme de um minuto a ser exposto no Canal Cinechance. 

Clique no link abaixo e cadastre-se agora mesmo. 

➡️https://www.cinechance.org/cinechance...


Veja o cronograma abaixo.

Aula 1 - Criando um projeto: Conceitos de Produção. Marcelo Caldas

https://youtu.be/3bWdCdEcqSI


Aula 2 - Roteiro o começo de tudo. Paulo Silva e Marcos Sankler.

https://youtu.be/8ZERqSTQ57M


Aula 3 - A Narrativa através dos movimentos de câmera - Paulo Silva  Sankler

https://youtu.be/MrecllhM1JA

LIVE - Dversos convidados sobre o estado da cultura duirante a pandemia.

Um grande abraço !?
(Não esquece de se cadastrar!)
Cinechance
Projeto Cinechance digital
Apoio: Lei Aldir Blanc secretaria municipal de cultura

 

APRESENTAÇÃO

O CINECHANCE “OFICINAS DIGITAIS” tem como base a utilização de ferramenta audiovisual digital para ensino extracurricular para alunos de escola pública municipal. Visa criar oportunidade e promover um novo olhar para as artes e o audiovisual como um todo, difundir o cinema e fazer de jovens e adolescentes multiplicadores da sétima arte e expondo os estudantes ao mundo profissional de produção de conteúdo audiovisual.

OBJETIVO GERAL

Realizar em um período de 12 meses: Oficinas de audiovisual, mentoria para montagem de um vídeo de 1 minuto, visitas guiadas para sets de filmagem, encontros pós oficinas para ampliação da visão comercial e participação ativa em festivais de cinema. 

 

JUSTIFICATIVA

Os últimos acontecimentos históricos, sociais e políticos incluindo a pandemia de Covid19 , no Brasil no mundo influenciaram na produção de cinema e audiovisual e cultura de forma geral. Por outro, lado grandes gigantes de streaming mudaram a forma de ver TV e cinema. A juventude millenials e pós Z já está habituada na linguagem audiovisual com forma de comunicação e através das redes sociais formam parte de sua identidade pessoal e já são, sem o saber, “consumidores” de conteúdo audiovisual. A transformação desta linguagem das novas gerações em atividade profissional audiovisual se torna cada vez mais um imperativo e necessidade de inclusão. 

O relatório mundial do Motion Picture association publicou em seu ultimo relatório anual de faturamento em audiovisual que inclui cinemas, residências e móvel e audiência caseira ultrapassou o faturamento de 100 bilhões de dólares. Em 2015 o relatório mostrava que os cinemas faturaram  cerca de 39,1 bilhões de dólares contra 19,7 bilhões caseiros e 16,6 bilhões consumo digital. Em 2019 contou 42,2 bilhões nos cinemas , 48,7 digital e 10,1 residencial , demonstrando o vertiginoso crescimento desta ferramenta (1.   

O site de vigilância de TV e internet Britânico OFCOM informa que os adultos na Inglaterra passaram a assistir durante o lockout 6h e meia por dia TV e 1 hora e 11 minutos em streaming. 2

No Brasil de acordo com a folha em Março streaming tem estouro de audiência. 3

Infomoney diz que Netflix passa TV a cabo no segundo semestre. 4

O Rio de Janeiro se tornou um grande polo de desenvolvimento e referência do audiovisual brasileiro. A visão do “Cinechance oficinas digitais” é dar oportunidade para todos neste crescente e grande mercado iniciando co esse projeto piloto e factível uma vez que utilizaremos grande parte da estrutura que já existe. A expansão crescente da atividade audiovisual no país tem pedido alta demanda para novos profissionais do ramo. A lei nº 12.485/2011 nova lei da televisão a cabo potencializou as oportunidades nesta área. As oportunidades de profissionalização podem e devem ser democratizada e diversificadas dando oportunidade para todas as classes sociais. O “Cinechance oficinas digitais” abre portas para ampliar esta democratização dando a jovens e adolescentes de baixa renda, oportunidade para um mercado que se expande ávido por novos profissionais.

 

 

 

 

PUBLICO ALVO

Jovens e adolescentes matriculados regularmente no ensino fundamental e médio de uma escola no bairro da Cidade de Deus e uma escola em Rocha Miranda.

LOCALIZAÇÃO

As ações de ensino serão realizadas em uma escola das onze Escolas municipais  no bairro da Cidade de Deus na região da zona oeste do município do Rio de Janeiro e outra em uma escola de Rocha Miranda sede do Cinechance.

 

PLANO DE MÍDIA

O plano de mídia será no site , e redes sociais do cinechance e parceiros. Incluindo Site, Facebook, Instagram dentre outras ferramentas.

A prefeitura entrará como apoiador master nos materiais que porventura sejam confeccionados. Banner, cartazes, camisas e demais exposição de sua logomarca dentro das ações de curso, oficina, palestras e demais atividades e link para secretaria de cultura nos sites do cinechance e redes sociais onde houver menção desta oficina.

A prefeitura terá uma visibilidade maior nas peças apoiando todas as atividades citadas acima mesmo que hajam outros apoiadores.

 

DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO

As oficinas serão gratuitas e prioritariamente para jovens e adolescentes, alunos matriculados em rede pública municipal e estadual selecionados na própria escola. Alunos ouvintes também serão aceitos obedecendo a um número de vagas, mas, não receberão certificado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESULTADOS ESPERADOS

l Fomentar a formação profissionais e futuros trabalhadores de audiovisual digitais, formadores de opinião crítica sobre as artes e a conscientização da vida em sociedade junto com a formação da cidadania.

l Promover networking dos alunos através de estágios em empresas de audiovisual no mínimo a vinte alunos por ano e possibilitar interação com diretores, atores e pessoas do mercado audiovisual.

l Fomentar uma rede digital de mentoria cinematográfica junto com os formandos.

 

O projeto buscará viabilizar, junto com poder público das várias esferas, as escolas para a realização das oficinas, com acessibilidade plena, incluindo banheiros, bebedouros, e salas de aula dando possibilidade de acesso a deficientes físicos e cadeirantes.

Equipe Técnica

Wilson Bonfim: Médico Cirurgião que, no período de 1990 a 2009,produziu diversos vídeos de cirurgia por videolaparoscopia com a Vanguarda Vídeos, para médicos e pacientes. Posteriormente passou para captura de imagens, muito antes dos atuais equipamentos digitais. A partir de 1997, já como diretor do projeto Médico Internacional do Concilio Mundial Metodista e membro do comitê AtlantaRio, trabalhou na filmagem, produção e edição de centenas de vídeos institucionais metodistas, do Concilio Mundial, veiculados na Índia, Rússia, Cuba, Estados Unidos, Coreia e Costa Rica, exibidos em diferentes eventos internacionais. Além disso, produziu vídeos na cidade de Atlanta pelo AtlantaRio com a One Vídeo em Atlanta e na cidade do Rio de Janeiro, de forma independente. A maior parte dos vídeos incluíam travelogues, vídeos institucionais, videoclipes, entrevistas, debates e apresentações multimídias, do período de 1998 a 2010. Foi membro do Conselho Editorial e da produção do programa Vida e Missão, veiculado inicialmente nas Tv Bandeirantes, CNT e posteriormente, no canal de youtube. Foi o fundador de projeto criativo para jovens, no Rio, chamado Jumemi, onde desenvolveu área de mídia que produz dezenas de vídeos.

Diversos desses vídeos foram exclusivos para o público interno e alguns se encontram espalhados em diferentes canais de youtube como Communitwitt, Cinechance, Wilson Bonfim, Jumemi e canal Vida e Missão. Membro da pré-produção e produção de dois mega eventos no Maracanãzinho e no Sambódromo do Rio, com filmagem de mensagens e clipes.

A partir de 2012 entrou no projeto Cinechance sob a direção de Romélio Rastenreiter e assumiu a direção do projeto após seu falecimento em 2014. Como diretor do Cinechance produz diversas reportagens ao vivo e online em redes sociais com algumas entrevistas guardadas em youtube. É responsável pelo programa de parcerias de Cinechance com Festival do Rio e Festival no cine encontro e ex-membro da produção do Festival de Cinema FICC (2014 a 2017).

Marcelo Caldas

Produtor e Diretor audiovisual, está no mercado há 15 anos desenvolvendo núcleos criativos, festivais e convenções ligadas a economia criativa. mentoreshub.com

Paulo Silva: Roteirista, pesquisador, e diretor de cinema com várias produções:

Curta- metragem: Um Olhar na Atualidade - Filme de formação das oficinas do projeto audiovisual Cinemaneiro Ano 2003; Roteiro e direção: Jogo de Damas; Produção: Grupo Boca de Filme

Ano: 2004; Roteiro e direção: Conversa Paralela - Filme de formação da turma da Escola de Educação Audiovisual Nós do Cinema - Ano: 2006; Roteiro e direção: O Filme do Filme Roubado do Roubo da Loja de Filme - Produção Companhia Brasileira de Cinema Barato –

Ano: 2006; Roteiro e direção: Sete Minutos - Produção: Cavídeo e Virtual Filmes Ano:

2007; Roteiro e direção: Crônicas de um Fato Comum Produção: Cidadela –

Ano: 2007; Roteiro e direção: Engano - Produção Cavídeo - Ano:2007; Produção executiva: Favela 30 X 30 - Produção Cavídeo - Ano: 2008; Produção executiva: Comercial TV COEP – RJ -

Produção Urca Filmes Ano: 2006; Roteiro: ONG Nós do Cinema - Produção Projeto ONG

TNT Ano: 2006; Platô: Matheus, O Balconista – primeiro longa para ser exibido em celular

- Produção: Cavídeo - Ano:2008; Roteiros Classificados para o Laboratório de Roteiros SESC Rio 2007: Roteiro Carta para Barbosa; Trilha Malhação 2015/2016 - em parceria com Júlio Pecly; Longa Caldo-de-cana, selecionado pelo IBERMEDIA 2008 para formatação de projeto de longa-metragem. Formação: Audiovisual da CUFA – 2006 - Professor de roteiro:

Rafael Dragoud (roteirista da Rede Globo); Nós do cinema – 2006 - Professor de roteiro:

André Nóbrega (professor de cinema); Cinemaneiro – 2003 - Professor de roteiro: Bárbara Carrane (formada em cinema pela Estácio de Sá). Prêmios: Sete Minutos - melhor curta de ficção no Cineport – 2007 - Festival Internacional da Língua Portuguesa; melhor curta de ficção no Festival de Colatina – 2007; melhor curta no Festival Vídeo – 2007; menção honrosa no Festival Perro loco – 2007; melhor curta de ficção do Festival de Cinema e Vídeo de Santa Cruz das Palmeiras – 2007; melhor direção no Festival de Cinema e Vídeo de Santa Cruz das Palmeiras -2007; melhor ator – Luciano Vidigal - no Festival Internacional do Rio 2007; Melhor filme no Festival de Itu 2007; Cinecufa - 2008. O Filme do Filme Roubado do Roubo da Loja de Filmes: melhor roteiro no Festival de Cabo Frio -

2007; melhor curta – premio do júri – Festival do livre olhar - FLO - 2007; melhor vídeo no Festival Guarnicê - 2008; melhor filme Festival de cinema e vídeo de Santa Cruz das Palmeiras - 2008; Melhor ator Festival de cinema e vídeo de Santa Cruz das Palmeiras –

2008. Crônicas de um Fato Comum: melhor curta do Festival mostre a sua comunidade -

 

2008; Prêmio Crítica Social, Prêmio ABDeC no Festival Visões Periféricas 2008. Longa- Metragem: Enchente - Longa-metragem documentário selecionado para Mostra Aurora,

Mostra Tiradentes 2011.

Ator comediante e produtor cultural.

Ex parte do casting do canal parafernalha agora é o novo diretor de conteúdo de midias do Cinechance:

 

Marco Sankler

Ator e Humorista, começou a carreira artística em 2003 no teatro na CATP ( Cia de Arte e Teatro Popular )

Em 2013 enganjou na carreira humorística com stand up comedy e peças humor de improvisos,

Começou em 2016 á gravar vídeos no CANAL PARAFERNALHA - Youtube

Em Setembro de 2016 foi agraciado com o título de Comendador de Arte e Cultura do Rio de Janeiro.

Atualmente, está na CIA MARTINS FRANCO atuando em espetáculos infantis como O REI LEÃO, BELA E A FERA, A PEQUENA SEREIA E FROZEN entre outras e fazendo participações em produtos da REDE GLOBO como:

DEUS SALVE O REI

ZORRA TOTAL e o SERIADO ILHA DE FERRO (Estréia em 2019) no cinema estará no elenco do próximo filme do humorista Rodrigo Santanna,                         (OS SUBURBANOS) estréia em 2019.

Principais Trabalhos:

TEATRO

De 2003 á 2018 Para Morrer de Rir, O Inimigo do Povo ,Os Cariocas,Auto de Natal,Vida de São Jorge,Paixão de Cristo,Loucuras de Teatro,A Dama da Lotação ,A Mulher Sem Pecado ,Viúva, Porém Honesta, Album de Família, Os Sete Gatinhos, Perdoa-me por me  traíres, Boca de Ouro, Toda Nudez Será Castigada ,Vestido de Noiva 30 Cenas Curtas

 

INFANTIS

O Pequeno Príncipe ,O Rei Leão,A Bela e a Fera ,A Pequena Sereia ,Frozen

YOUTUBE 2016 á 2018 Canal Parafernalha

Canal Rota 65

TELEVISÃO Deus Salve o Rei, Zorra Total, Ilha de Ferro – Globosat

CINEMA

Curta Metragem Cidade Refúgio ,Longa Metragem,Os Suburbanos - 2019

 

Irene Santiago : Irene Santiago tem uma das vozes mais conhecidas na TV norte-americana na área de propaganda. Tem formação em cinema, teatro, televisão e na indústria da voz. Ela assumiu vários papéis desafiadores de uma mulher de negócios experiente, mas severa, que tem mais de 40 anos e sofre um derrame, um policial corajoso e sem sentido, uma vítima de tráfico de pessoas que não fala inglês em uma terra estranha. repórteres carismáticos. No filme independente e redentor Adrenaline, ela também adicionou produtor co-executivo à sua lista de créditos. Ela não só atuou no filme como também fez parte da equipe de produção co-executiva.

 

Ela foi convidada como artista convidada para o Laboratório de Cineastas do Sundance Institute por 5 anos consecutivos. Durante seus anos em Sundance, ela foi orientada por distintos Oscar e Emmy / diretores como Robert Redford, o falecido Philip Seymour Hoffman e Joan Darling. Ela estudou com a diretora de elenco premiada, Ginny McSwain e a produtora de voz, Leigh Gilbert. Alguns de seus créditos populares incluem, High School Musical 1 da Disney, um papel recorrente do vilão, Carlina, em três vezes indicado ao programa de TV infantil do Southern Emmy, The Rusty Bucket Kids, e o premiado filme redentor, Providence.

Possui vários créditos de voz e comerciais no mercado nacional e mundial. Santiago é bilíngue falando espanhol e inglês.

 

Ela tem orgulho de sua herança porto-riquenha. Ela cresceu em Kearns, Utah com seus pais e seus sete irmãos (4 irmãs e 3 irmãos). Ela é a mais nova. Ela é casada com o produtor, Del Baron e tem dois filhos. Eles moram na costa leste. Quando disponível, a Sra. Santiago ensina a atuar em jovens em risco.

 

Ela aguarda a próxima personagem em um papel que ela possa mergulhar de novo. - IMDb mini biografia Por: Margaret Ann Florença

 

 

LEANDRO NOGUEIRA  -

Leandro Nogueira

Diretor da Re9filmes e produtor de centenas de  materiais de Áudio visual como:

Comerciais, Vídeo clipes, Curta Metragens, Longa Metragens.

Se quiser expandir sua ideia, fale conosco.

 

AGLES STEIB  -

Agles Barbosa Barros,mais conhecido como Agles Steib nasceu em 9 de agosto de 1983,Cristão, Ator e Cineasta Brasileiro da cidade do Rio de Janeiro,começou no teatro aos 12 anos de idade na escola das artes em laranjeiras(Studio escola de atores) e depois ingressou nos cursos livres da casa dos artistas e se profissionalizou na escola de artes cênicas do Sindicato dos Artistas no Rio de Janeiro(Stephan Nercessian e Guti Fraga). Filho de uma maquiadora respeitadíssima no meio artístico(Carol Leonette), Agles começou a estudar o cinema na universidade Estácio de Sá aos seus 21 anos de idade. Prêmiado no teatro e considerado pela mídia como um dos atores negros mais talentosos no Brasil. O ator foi o terceiro Brasileiro a atuar em filmes hollywoodianos depois de Sônia Braga e Rodrigo Santoro, no filme de John Stockwell Turistas(2006) vivendo o personagem kiko ao lado de Mellissa George, Olívia Wilde e Josh Duhamell. Atuou também no Cinema Brasileiro na fotografia de Walter Carvalho e filme de José Henrique Fonseca, Heleno de Freitas(2012) representando o jogador do Botafogo Juvenal. Na teledramaturgia Brasileira sendo descoberto pela produtora de elenco Elaine Macedo e o diretor de núcleo da emissora Globo Wolf Maya passando em uma seleção absurda com mais de 500 atores, vivenciou o personagem Maikel Jeckson das Neves na novela Senhora do Destino de Aguinaldo Silva(Rede Globo) conquistando o Público Brasileiro com sua simpatia e Humildade(2004). No teatro encenou em espetáculos profissionais como, Sai da porta Deolinda(Gastão Tojeiro), Cala Boca Etelvina(Jorge Viera), O Rapto das Cebolinhas(Maria Clara machado), Tribobó City(Maria Clara Machado), Indigo e Blues,Dramas Cômicos da Vida(Tammy Luciano),Alunos em cenas(Tammy Luciano), Raticidas(Agles Steib), Os mortos Nunca Caem(Agles Steib e Pedro Nercessian), Como Destruir seu casamento(Eduardo Bruno), O reino dos Mal Humorados(Rosana Rios),Chaplin Brasileiro(Agles Steib),O Pequeno Dicionário Amoroso(Sandra Werneck),Muitos são chamados e poucos os escolhidos(Agles Steib), Por um Pio(Agles Steib).Agles Steib também atuou em novelas e seriados como Tecendo o saber(2005),O Profeta(2006), A turma do Didi(2006), Paraíso Tropical(2007), Duas Caras(2008), Beleza Pura (2008), Guerra e Paz(2009),Força Tarefa(2010), Malhação( 2007 e 2011),Aquele beijo(2011), o amigo encosto ( Canal Viva 2014, LiLyhamer 3(Seriado Americano de Steven van zandt 2015), Haja coração (2016), Longa-metragem Anjos da lapa(2017)

 

Rey Bonfim

Assistente de produção do cinechance e designer gráfico.

REFERENCIAS:

 

1- https://www.motionpictures.org/wp-content/uploads/2020/03/MPA-THEME-2019.pdf

2 https://www.ofcom.org.uk/research-and-data/tv-radio-and-on-demand/news-media/coronavirus-news-consumption-attitudes-behaviour/interactive-data

 

3 https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/03/streaming-tem-estouro-de-audiencia-com-pandemia-mas-pirataria-tambem-cresce.shtml

4     https://www.infomoney.com.br/consumo/brasil-tem-mais-assinantes-da-netflix-d-que-tv-a-cabo-segundo-consultoria-americana/

a fonte de títulos, parágrafos e mais.

bottom of page